Publicado por: cinebarracao | 4 de outubro de 2010

Terra Deu, Terra Come

Terra deu, terra come é um convite para desvendar o talento o trabalho do seu diretor e editor Rodrigo Siqueira. E para conhecer o universo do garimpeiro Pedro de Alexina, no quilombo Quartel do Indaiá, distrito de Diamantina, em Minas Gerais. O projeto já conquisrou prêmios importantes, e tem conquistado platéias nos cinemas e nos cineclubes. Primeiro filme brasileiro a ser lançado simultaneamente no circuito comercial e no amador dos cines.

Nesta sexta dia 1º de outubro exibimos Terra deu, terra come no Barracão.

O filme causa estranhamento, desde o cartaz que só se torna compreensível após ver o filme, até os primeiros minutos, pois a abertura são legendas do diálogo entre personagens, e a primeira imagem que aparece é uma panorâmica horizontal de uma bananeira. Uma coisa muito clara é a dedicação de Rodrigo Siqueira, diretor, editor e personagem no filme.

Somos apresentados ao morto, que terá seu ritual de sepultamento realizado durante o filme. Ao tempo em que embarcamos na história da vida de Pedro de Alexina, que celebrará o ritual do falecido João Batista.

O filme tem uma sutileza ao abordar a morte, o misticismo e até a pobreza e miséria dos garimpeiros que já tiveram muito lucro mas não melhoraram de vida.

Contudo é difícil de prever que o estranhamento e a sutileza possam esconder tamanha criatividade, que só é revelada ao final do filme, quando conhecemos a verdadeira face do morto.

Ao fim da sessão todos estavam sorrindo pela sagacidade da história que foi retratada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: